quarta-feira, 25 de setembro de 2024

O Dia Nacional do Rádio e a Herança de Edgard Roquette-Pinto

 



O Dia Nacional do Rádio e a

Herança de Edgard Roquette-Pinto


Hoje, 25 de setembro, celebramos o Dia Nacional do Rádio, uma data que homenageia o visionário Edgard Roquette-Pinto, o pioneiro da radiodifusão no Brasil.


Nascido em 1884, Roquette-Pinto foi muito mais do que um entusiasta da tecnologia. Médico legista, professor, antropólogo e ensaísta, ele viu no rádio um poderoso instrumento de educação e cultura. Em 1923, fundou a primeira emissora oficial do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, precursora da atual Rádio MEC.


A visão de Roquette-Pinto era clara: levar informação de qualidade, promover a cultura e a educação para todos os cantos do Brasil. Seus programas abordavam desde temas científicos até a música erudita, democratizando o acesso ao conhecimento e à arte.


Por que o rádio continua relevante?


Em um mundo cada vez mais dominado pelas imagens, o rádio mantém seu poder de conectar pessoas e contar histórias. Sua capacidade de transpor fronteiras e alcançar os mais diversos públicos o torna um meio de comunicação único e essencial.


O legado de Roquette-Pinto


A paixão de Roquette-Pinto pela comunicação pública continua a inspirar gerações. Seu legado se faz presente em cada programa educativo, em cada notícia que informa, em cada música que emociona.


Neste Dia Nacional do Rádio, celebremos a história, a força e a importância desse meio de comunicação. Afinal, o rádio é mais do que um aparelho, é um veículo de cultura, conhecimento e união.


Que tal sintonizar em sua rádio favorita e celebrar essa data tão especial?


#DiaNacionalDoRádio #EdgardRoquettePinto #Rádio #História #Cultura #Educação


🔊  Não deixe de ouvir a WebRádio Baladasul - Clique AQUI

👆 Informe erros ao blog através do formulário de contato



Nenhum comentário:

Postar um comentário