sábado, 15 de junho de 2024

Rosemary

 

Foto: Reprodução / Instagram


- Rosemary -


Nascida no Rio de Janeiro em 7 de dezembro de 1945, Rosemary Pereira Gonçalves, conhecida simplesmente como Rosemary, é uma cantora brasileira que conquistou o público com sua voz potente e marcante. Desde cedo, demonstrou talento para a música, aos oito anos de idade, já se apresentava no programa "Clube do Guri".


Sua carreira profissional deslanchou na década de 1960, com participações em programas de televisão e festivais musicais. Em 1967, venceu o "Festival da Canção" com a música "Comigo", composta por Luiz Bonfá e Maurício Duboc. A partir daí, sua trajetória foi marcada por grandes sucessos, como "O Que Será", "Manhã de Carnaval" e "Samba de Verão".


Na década de 1970, Rosemary se consolidou como uma das principais cantoras do Brasil. Contratada pela Rede Globo, participou de diversos programas musicais e novelas, como "Sítio do Picapau Amarelo" e "Gabriela". Também se destacou em grandes musicais, dirigidos por Augusto Cézar Vanucci, Walter Lasse e Walter Avancini.


Ao longo de sua carreira, Rosemary realizou turnês por todo o Brasil e pelo mundo, se apresentando em países como Estados Unidos, China e Portugal. Foi a única cantora brasileira a se apresentar na Casa Branca, durante o governo de Jimmy Carter.


Além do talento musical, Rosemary também se notabilizou por sua beleza e elegância, sendo considerada um ícone de estilo da época. Em 1973, venceu o concurso "Os Cantores Mais Bonitos do Brasil", ao lado de Ronnie Von.



Com mais de cinco décadas de carreira, Rosemary continua ativa na música, realizando shows e apresentações. Em 2019, lançou seu último álbum, "Novo Tempo", com canções inéditas e regravações de grandes sucessos.


Rosemary é considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Sua voz marcante, talento indiscutível e presença cativante a colocaram no panteão da música nacional.


Alguns dos principais sucessos de Rosemary:

📻 Comigo (1967)
📻 O Que Será (1968)
📻 Manhã de Carnaval (1969)
📻 Samba de Verão (1970)
📻 Lourinha (1971)
📻 Nega Linda (1972)
📻 Moinho (1973)
📻 Encontro (1974)
📻 Perdoa Meu Amor (1975)
📻 Cigana (1976)


Premiações:

🔖 Festival da Canção (1967)
🔖 Prêmio Troféu Imprensa (diversos anos)
🔖 Prêmio Shell (1983)


Reconhecimento:

📌 Considerada uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos
📌 Ícone da música popular brasileira
📌 Uma das primeiras cantoras brasileiras a se apresentar internacionalmente
📌 Símbolo de beleza e elegância


Rosemary é um patrimônio da cultura brasileira e sua voz continuará ecoando por gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário