O Enigma de Antikythera: Um Computador da Antiguidade

 

Imagem: internet


O Enigma de Antikythera

Um Computador da Antiguidade


Imagine que, há mais de dois milênios, muito antes da engenhocas da Renascença e da Revolução Industrial, alguém na Grécia Antiga estava construindo um dispositivo de precisão tão complexo que só seria superado em termos de tecnologia mecânica centenas de anos depois. Este não é um mito, mas um fato: é o Mecanismo de Antikythera.


* Sinta-se à vontade para clicar em qualquer publicidade ou link externo, pois todos os links no blog da Balada Sul são confiáveis 😃

Divulgamos parceiros.

SIGA-NOS. Clique em SEGUIR, no menu, à esquerda.


Onde e Quando Foi Descoberto?


Descoberto em 1901 por mergulhadores gregos em um naufrágio próximo à ilha de Antikythera, este artefato corroído e fragmentado parecia, a princípio, uma massa de metal e madeira sem importância. No entanto, quando limpo, revelou um intrincado sistema de engrenagens de bronze meticulosamente trabalhadas.


O Que Ele Fazia?


Após décadas de estudo por cientistas e historiadores, descobriu-se que o Mecanismo de Antikythera era essencialmente um computador analógico extremamente sofisticado. Sua finalidade era astronômica.

Ele era capaz de:

   - Prever com precisão as posições do Sol e da Lua.

   - Calcular eclipses solares e lunares.

   - Acompanhar os ciclos dos jogos pan-helênicos (como os Jogos Olímpicos antigos).

   - Provavelmente, modelar o movimento dos cinco planetas então conhecidos (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) no céu.


A Tecnologia Perdida


O que torna o Mecanismo de Antikythera verdadeiramente notável é a sua complexidade técnica. Tinha cerca de 30 engrenagens, algumas com dentes triangulares, e uma precisão impressionante. Sua confecção exigia um conhecimento de matemática, astronomia e engenharia que se pensava ter desaparecido ou nunca ter existido naquele período (estima-se que tenha sido construído entre 150 e 100 a.C.).


O mistério não é apenas sobre o que ele era, mas por que essa tecnologia aparentemente desapareceu da história por mais de um milênio. Não existem registros ou outros artefatos que se comparem à sua complexidade até a ascensão da relojoaria europeia no século XIV. O Mecanismo de Antikythera permanece, portanto, como uma prova assombrosa da genialidade científica e de uma "idade de ouro" tecnológica da qual perdemos o rastro.


É um lembrete de que o passado pode esconder avanços tecnológicos que nos desafiam a reconsiderar tudo o que pensamos saber sobre a história da ciência e da engenharia.


Você já tinha ouvido falar do Mecanismo de Antikythera?


Faça um PIX à partir de 1,00. Ajude o nosso trabalho para estarmos produzindo conteúdo. Entre em contato pelo formulário de contato ou utilize a seguinte chave PIX: luizfernandomedeirospinto@gmail.com

👆 Informe erros ao blog através do formulário de contato

👍 Comente e compartilhe

☇ SIGA o nosso blog clicando no botão SEGUIR, no menu à esquerda

🔍 Tamanho do texto pequeno? Segure CTRL e pressione o símbolo de mais + ) quantas vezes necessitar



Comentários

Postagens mais visitadas